11 de março de 2010

CONHEÇA ANTES OS MINEIROS

Li estes "versos" em um artigo e não resisti em partilhar...

CONHEÇA ANTES OS MINEIROS
Mineiro não é desconfiado, é manhoso. Com astúcia mede os gestos e as palavras do interlocutor, como se observasse um adversário. É retraído, lento, espia de lado. Não se ofende ao ser chamado de ingênuo, isso facilita-lhe os negócios.
Mineiro quando quer, não diz. Faz que vai, não vai. Aproveita as falhas do jogo. Briga calado. Boi sonso, marrada certa. É um homem de conversa mansa. Fala baixo. Tem horror à elegância, à controvérsia e à empáfia.
É um povo sem lirismo, imediatista, pragmático. Não divaga. Quem disse que mineiro não resolve na hora? Quando ele diz: “volte amanhã”, você não precisa voltar. Já resolveu.
Duas profissões criadas sob medida para mineiros: primeiro-ministro e gerente de banco.
Minas não dá grande importância à glória de seus filhos. Não louva muito as suas obras, nem canta seus feitos. Você já imaginou o Tiradentes gaúcho, o Aleijadinho paulista ou Santos Dumont nascido na Bahia? Seriam monumentos, bandeiras e museus, e exaltados profusamente em sambas. Há mineiros que nasceram em outras regiões e que nunca vieram a Minas, Machado de Assis, por exemplo.
Minas não é um Estado da Federação; é um estado de espírito.

Autor: Bueno de Rivera.
Fonte de postagem: http://sfgcausos.zip.net/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Sua opinião é importante.