18 de abril de 2012

Sensação de mau dia?

O efetividade.net postou uma solução interessante para isto.
Resumidamente, são eles:
  1. Dar um nome objetivo à sensação. Você já percebeu que está tendo um “mau dia”, mas a que você atribuiria a sensação? Identifique o que deu errado, e dê um nome curto, não mais do que 4 ou 5 palavras, ao que você sentre a respeito: “raiva do cliente mentiroso”, “ansiedade com o idiota que não confirma”, e assim por diante. O artigo menciona que já foi demonstrado que o simples ato de dar um nome curto ao sentimento reduz consideravelmente seu efeito (além de reduzir aquela sensação indefinida de “mau dia”).
  2. Reavalie a situação. Mesmo que hipoteticamente! O objetivo não é tratar dos fatos diretamente, mas sim acabar com uma sensação injustificada, lembra? Pense em algo de positivo que também aconteceu, ou em como o que aconteceu mais cedo poderia ter sido pior, e assim você pode colocar em marcha os mecanismos que cancelam a sensação de “mau dia”.
Em um momento de stress, aplicar o golpe 2 da lista acima pode ser bem difícil, e no dia-a-dia é comum reagirmos amargamente quando alguém tenta nos consolar fazendo a mesma proposta: dizendo para olhar o lado bom, ou que algo poderia ser pior. Mas o artigo menciona um terceiro golpe baixo que ajuda a permitir a tolerância a este tipo de análise (que na prática não ajuda muito, mesmo): mudar algo no ambiente ou na rotina, por mais trivial que seja.
Ou seja: colocar o banco do carro um pouco mais para trás, almoçar um prato diferente do habitual, mudar o estilo musical da playlist, etc. – nosso cérebro tem mecanismos que funcionam a partir da percepção de mudanças, e podemos fazê-los funcionar a nosso favor na hora de abrir espaço para uma reflexão durante um momento de mau humor.


Gostei muito das dicas e pretendo testa-las.

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